sábado, 15 de agosto de 2015

Administrando nossos talentos

“Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens. E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe. E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos. Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois. Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles. E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos. Disse-lhe o seu senhor: bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste; e, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros. Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.” Mateus 25:14-30

Vamos falar sobre o servo que recebeu um talento e não o negociou. Vamos conjecturar: talvez ele tivesse medo de sair na rua com aquele talento e ser roubado. Aquele talento representava certa quantia em dinheiro, então ele poderia ter pensado: se me roubarem o que vou dizer ao meu senhor? Pois eu bem sei que ele é severo e não tolerará que eu me apresente diante dele com as mãos vazias, então vou esconder o meu talento num lugar que eu sei que ninguém vai poder tirá-lo de mim, então devolverei ao meu senhor àquilo que lhe pertence.
O medo e a insegurança tomou conta daquele homem e não deixou que ele pelo menos fosse até o banco e fizesse aquele dinheiro render juros. Além de ser medroso ele foi negligente.

Provavelmente aquele senhor não queria deixar aquele valor guardado, pois para ele não seria nenhum pouco inteligente guardar dinheiro em casa. Ele poderia ter depositado no banco para render juros, mas ele preferiu confiar em seus servos entregando para eles seus bens preciosos, pois ele queria ver o resultado do trabalho de seus servos. Para ele era importante o lucro, no entanto ter servos fieis, inteligentes, criativos e dedicados fazia toda a diferença.

A nós cristãos foi confiado uma tarefa muito importante que é amar.  O primeiro mandamento amar a Deus, o segundo amar nosso próximo como a nós mesmos. E se amamos a Deus o obedecemos. Assim devemos viver nossas vidas de acordo com as instruções que Deus nos dá e compartilhar com o nosso próximo o que temos recebido da parte Dele. E uma forma também de realizar esta tarefa é cumprindo o “IDE” (Marcos 16:15) pois esta missão foi confiada pelo Senhor a nós e não devemos decepciona-lo.
Devemos negociar os nossos talentos com sabedoria. Em Sua Palavra o Senhor nos fala a todo tempo sobre o amor, então entendemos que devemos ir com amor. No meio do caminho há vários empecilhos, porém temos que nos lembrar que em todas estas coisas somos mais que vencedores (Romanos 8:37). Assim como a aqueles servos foi confiado talentos, o Senhor Jesus também nos confiou talentos e cabe a nós a tarefa de administrá-los com fidelidade, sabedoria e responsabilidade.
É interessante quando o texto diz que cada um recebeu talentos de acordo com a sua capacidade. Não seremos cobrados por algo que não somos capazes de realizar, pois Deus nos deu talentos e também capacidade para administrá-los.
A grande diferença que devemos observar em nossas vidas com Cristo é que Ele não nos trata como empregados e sim como amigos. E isso aumenta nossa confiança Nele, pois Ele nos tem revelado através da Sua Palavra a vontade de Deus para nossas vidas. Temos tarefas a cumprir, porém temos grandiosas promessas da parte de Deus a nosso respeito.
“Eu não chamo mais vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; mas chamo vocês de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai. Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e dêem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome.” João 15:15,16

Porém não é porque agora somos considerados amigos que devemos agir de maneira negligente sendo avessos a vontade de Deus, pelo contrário: “... devemos prestar mais atenção nas verdades que temos ouvido, para não nos desviarmos delas. Não há dúvida de que a mensagem que foi dada por meio dos anjos é verdadeira; e aqueles que não a seguiram nem foram obedientes a ela receberam o castigo que mereciam. Sendo assim, como é que nós escaparemos do castigo se desprezarmos uma salvação tão grande? Primeiro, o próprio Senhor Jesus anunciou essa salvação; e depois aqueles que a ouviram nos provaram que ela é verdadeira.” Hebreus 2:1-3

Por isso devemos aguçar nossos ouvidos para ouvir e entender, pois essa é uma oportunidade única que o Senhor nos concede e não devemos desperdiçá-la.

“Escutem o que Deus diz: “Quando chegou o tempo de mostrar a minha bondade, eu atendi o seu pedido e o socorri quando chegou o dia da salvação.” Escutem! Este é o tempo em que Deus mostra a sua bondade. Hoje é o dia de ser salvo.” 2 Coríntios 6:2

Devemos nos lembrar que a volta de Jesus hoje está mais próxima de acontecer. Ele virá e não tardará, grandes são os sinais de sua volta e devemos estar na posição para que, quando Ele voltar estejamos de pé.

“E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo...” Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” Mateus 25:31-34 e 41

Pois: “Muitos dos que já tiverem morrido viverão de novo: uns terão a vida eterna, e outros sofrerão o castigo eterno e a desgraça eterna.” Daniel 12:2


Portanto sejamos um negociador de nossos talentos, cada um de nós deve fazer a sua parte. Não sejamos inseguros, nem medrosos e muito menos tímidos e negligentes. Pois um dia prestaremos contas ao Deus que tudo vê e nada está oculto aos seus olhos.

Que Deus vos abençoe!

Neiva Silva

22 comentários:

  1. Respostas
    1. É verdade Van. Há o medo paralisador que impede a pessoa de fazer muitas coisas importantes, como foi o caso do servo que recebeu um talento, o qual terminou sendo chamado pelo seu senhor de mal e negligente. Pois ele tinha possibilidade de vencer aquele medo, mas se deixou dominar por ele. E há o medo protetor que nos livra do perigo, nos fazendo agir com prudência. “O sábio teme, e desvia-se do mal, mas o tolo se encoleriza, e dá-se por seguro.” Provérbios 14:16

      No reino de Deus não devemos deixar que o medo ou a timidez nos domine (Apocalipse 21.8), mas devemos cumprir a missão que Deus designou a cada cristão com sabedoria, amor e prudência.

      Excluir
  2. À mulher

    Ivone Boechat

    Mulher, nunca desista
    de ser campeã na olimpíada
    dessa correria,
    amanhã tudo será melhor:
    os filhos crescem,
    as lutas rejuvenescem
    e você está cada dia
    mais linda e maior.
    Mulher, vai de cabeça erguida,
    porque o Senhor não erra,
    tinha que honrar sua imagem,
    primeiro fez o rascunho
    de um ser superior,
    refez o projeto,
    fez seu veto divino,
    retocou,
    multiplicou
    a dosagem de amor,
    refez a embalagem:
    no modelo anterior
    não cabia
    esse gigante
    interior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivone.
      Obrigada pela bela mensagem.
      Que venhamos sempre a ser mulheres que nunca desiste.
      Bjs!

      Excluir
  3. Amém,Neiva,que Deus nos abençoe.
    Precisamos muito que o Senhor nos abençoe e nos leve a multiplicar os talentos que cada um de nós recebemos.
    Achei interessante você ter relacionado a parabola dos talentos com o amor,pois aquele que ama obedece.
    O Senhor vem vindo e com Ele está a nossa recompensa.
    Acredite,ontem,quando estávamos tendo comunhão sobre as epistolas de Paulo,me perguntaram qual era o meu talento.
    Talentos são dons que recebemos do Senhor,que devem ser exercitados até que se tornem ministério.
    Naquele momento emudeci,mas agora,depois de vir aqui no seu blog,já posso responder,com clareza,que recebi o Senhor em meu espírito e Ele deseja que eu ame sem medida todos aqueles que estiverem comigo,que eu conhecer,ou que passarem pela minha vida,pelo meu caminho.Linda forma de multiplicar meu talento,não é mesmo?!
    Quem sabe eu tenha recebido,dois talentos?
    Ó Senhor Jesus!
    Precisamos muito da misericórdia do Senhor para que possamos compreender Sua vontade na nossa vida.

    COM MUITO CARINHO,trouxe dois textos para você.
    Espero que não se importe.Caso deseja,pode excluí-lo,tá bem?!

    Negociar os talentos e servir aos co-servos

    A segunda parábola de Mateus, no capítulo 25, é sobre os talentos: "Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e então, partiu. O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois" (vs. 14-17). Os talentos representam os dons espirituais que ganhamos quando recebemos a vida divina. Os dons que cada um recebeu segundo a capacidade que Deus lhe deu devem ser usados para trazer "lucro espiritual" para o Senhor. Nossos dons devem ser exercitados ate que se tornem ministérios pessoais. E com base em nossos ministérios pessoais que Deus pode nos confiar Seu ministério.

    continua...

    ResponderExcluir
  4. continuação...

    Como reagiram os que receberam os talentos?
    Aquele que recebera cinco, começou imediatamente a negociá-los e ganhou outros cinco para seu senhor. O mesmo fez o que recebera dois talentos. Mas o que tinha recebido um talento abriu uma cova e ali escondeu o dinheiro de seu senhor (v. 18). Foi por isso repreendido por ele, que o considerou mau e negligente (Mt 25:26), pois bastava entregar o dinheiro aos banqueiros para que, pelo menos, rendesse juros (v. 27). Assim, a pedido daquele senhor, o servo inútil foi lançado para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes (v. 30). Isso significa que ele não participara da gloria do reino milenar: passara mil anos se lamentando de sua atitude e sendo amadurecido para a eternidade futura.

    [...] Ao voltar da viagem, o senhor disse aquele que receber cinco talentos: "Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor". Da mesma forma se deu com o que recebera dois talentos (vs. 21, 23). Se formos fieis hoje no exercício de nossa função na obra do Senhor, mesmo sendo fieis no pouco, Ele nos colocara sobre o muito, isto é, participaremos de Seu reino governando sobre as nações.

    [...] Ha, porem, outro nível de servo que devemos anelar ser. No capitulo 24 de Mateus o Senhor Jesus disse: "Quem e, pois, o servo fiel e prudente, a quem o senhor confiou os seus co-servos para dar-lhes o sustento a seu tempo? Bem aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Em verdade vos digo que lhe confiará todos os seus bens" (vs. 45-47). Alem de nos preocupar com o crescimento de vida e com o serviço diante do Senhor, devemos também cuidar das pessoas. Deus é amor: Ele deu Seu Filho unigênito para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3:16). E nós, uma vez salvos, precisamos servir fielmente o Senhor apascentando com amor Seus cordeiros e ovelhas (Jo 21:15-17).
    O servo prudente é aquele que nega a si mesmo e vive no espírito, isto é, vive em constante comunhão com o Senhor e sensível ao coração de Deus. Ele é aquele que tem revelação da Palavra e que a pratica imediatamente, a fim de promover o encargo do Senhor. Deus hoje deseja ter servos fieis e prudentes que cuidem dos outros servos. Um servo fiel e prudente aperfeiçoa outros; desse modo, ele se torna um multiplicador de servos fieis e prudentes.
    [...] Quando o Senhor voltar, confiara todos os Seus bens aqueles que já tem por pratica cuidar de outros servos Seus. Lembre-se de que Ele prometeu colocar o servo bom e fiel sobre o muito, mas, ao servo fiel e prudente, o Senhor confiara todos os Seus bens, isto e, ele cuidara daqueles que governarão com o Senhor sobre a terra. Se hoje apascentamos e pastoreamos nossos co-servos, se aperfeiçoamos cada um ate que se torne também servo fiel e prudente, então estaremos aptos para cuidar dos que reinarão com Cristo.
    (Dong Yu Lan)

    ResponderExcluir
  5. Outro texto...

    “Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos” (1 Co 12:4-6)

    APLICAR NOSSOS TALENTOS NA IGREJA

    Todos os talentos que o Senhor nos deu devem ser negociados, isto é, nossos dons precisam ser exercitados. O Senhor espera que, ao recebermos um talento saiamos imediatamente a negociá-lo para ganhar mais um e, assim, ficar com dois talentos. Aquele que ganhou dois, ao negociá-lo, obterá quatro talentos. Não obstante precisamos saber que em posse dos quatro talentos devemos novamente negociá-los a fim de aumentar nossa porção. Não podemos apenas duplicar nosso talento e nos dar por satisfeitos. Nas coisas espirituais, não há aposentadoria; precisamos exercitar nossos dons até o Senhor voltar. Quem antes tinha apenas dois talentos, poderá ter quatro, depois oito, dezesseis, trinta e dois e assim sucessivamente. Precisamos ser fiéis, e não enterrar o que Senhor nos confiou.

    ResponderExcluir
  6. Não devemos achar que o Senhor advertiu apenas o que recebera um talento. Todo aquele que receber cinco, mas trabalhar para ganhar apenas quatro talentos, não estará usando seus dons completamente e também será considerado um servo mau e negligente (Mt 25:26-27). Daquele que recebeu um talento e não desempenhou bem sua função, foi tirado seu único talento para dar ao que já possuía dez (Mt 25:28-29). Isso significa que o Senhor tomará o capital de todo servo mau e negligente e entregará ao que negociou, para que este ganhe mais. Se houver dois irmãos de um talento que não funcionem, o Senhor dará os dois talentos ao que tem dez, e este terá doze ao total. Pode ser que ele diga: “Senhor, já estou satisfeitíssimo. Não preciso fazer mais nada”. Enquanto o Senhor não voltar não podemos nos dar por satisfeitos. O que já tem doze talentos deverá dobrar seu capital ganhando mais doze, até ficar com vinte e quatro. Depois, deve ganhar mais, totalizando quarenta e oito, noventa e seis, cento e noventa e dois, e assim por diante, até que o Senhor volte.
    O talento que o Senhor nos deu é para ser negociado. Se Ele nos deu o dom de ofertar riquezas materiais, devemos exercitá-lo. Se tivermos esse dom e formos fiéis, o Senhor nos dará mais e mais. Todos os cristãos têm o dom de ofertar, por isso pelo menos no primeiro dia da semana, o Dia do Senhor, devemos separar nossa oferta para Ele (1 Co 16:2) e também o dízimo, que é uma oferta regular. Na igreja podem surgir necessidades especiais, como por exemplo, ofertar para a compra de uma casa de reuniões, para ajudar na pregação do evangelho, etc. O dízimo é nosso capital inicial, e, se não o ofertarmos, estaremos enterrando nosso dom. Com respeito às necessidades especiais que surgem, podemos dizer que são oportunidades para multiplicarmos nosso talento. Não se trata de uma questão de quantia, mas de usarmos nosso dom. Talvez do ponto de vista financeiro tenhamos poucos recursos, mas, se formos fiéis no pouco, mesmo tendo um talento, poderemos ofertar o dízimo e também para as necessidades especiais; assim ganharemos outro talento. Agindo dessa maneira, o dom de ofertar se tornará um ministério, ou seja, nos tornaremos ministros das ofertas de riquezas materiais. O ministério das ofertas de riquezas materiais não é monopólio daqueles que têm muito dinheiro, pois não depende da quantidade a ser ofertada; o importante é que tenhamos o desejo de usar nosso dom. Se o usarmos para as necessidades que surgem na igreja e na obra do Senhor, nosso dom se tornará ministério. Cada vez que ofertamos, exercitamos nosso dom, e conseqüentemente mais graça nos é acrescentada.
    Como servos fiéis, devemos cumprir nossa parte, começando por um talento. Há várias maneiras de exercitar nossos dons a fim de que se tornem ministérios. No CEAPE, o Centro de Aperfeiçoamento para Propagação do Evangelho, por exemplo, os irmãos são treinados a pregar o evangelho a fim de se tornar colportores, ou seja, propagadores da Palavra de Deus revelada e escrita almejando alcançar um maior número de pessoas para Ele. No início alguns podem ser tímidos ao falar com outras pessoas, mas pelo exercício do dom, ministrando Cristo a diferentes pessoas e em diversas situações, este se transformará em ministério. O colportor é como um sacerdote, pois leva o homem a Deus, e também tem a função de um apóstolo, trazendo Deus para os homens e estabelecendo a mesa do Senhor e as reuniões da igreja em cada cidade. Todos nós devemos cumprir nossa parte exercitando os dons que recebemos. Os dons se tornam ministérios pelo acréscimo da graça, a qual é o próprio Deus, que nos foi dado gratuitamente em Jesus Cristo (Jo 1:16-17). Enquanto servimos na igreja, a realidade do reino dos céus, exercitamos nossos dons e ministérios para que mais da vida de Deus nos seja acrescentada, e o Corpo de Cristo seja edificado (1 Co 12:4-12).
    Ponto-chave:
    Negociar os talentos até a volta do Senhor.
    Seu ponto-chave:
    Pergunta:
    Qual deve ser nossa atitude com relação aos talentos que recebemos?
    (Alimento Diário)

    ResponderExcluir
  7. Ore por mim...
    Não fique aborrecida comigo,pelo fato de trazer textos grandes.
    Meu desejo é compartilhar com você aquilo que o Senhor tem falado ao meu coração.
    Seu texto me iluminou grandemente e só quero retribuir,com carinho o prazer de tê-la como minha irmã em Cristo.

    JESUS É O SENHOR!
    Abraços ,preciosa,Neiva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi preciosa amiga.
      Que riqueza!
      Ficar aborrecida por tão grande conhecimento que você nos trouxe???!!! Oxente!!! Jamais!!!
      Seu comentário é muito rico em informação e só fez somar para multiplicar. Luz não se exclui, pelo contrário, coloca-se num lugar que ilumine. Por isso só tenho a glorificar a Deus por sua vida. Que o Espírito Santo ilumine cada vez mais seu entendimento e te guie sempre na vontade Dele.
      Concordo com você uma linda forma de multiplicar nosso talento é amar sem medida.
      Sempre lembro de você nas minhas orações e vou continuar orando.
      Forte abraço!
      Paz de Cristo!

      Excluir
  8. Olá Neiva muita Paz e um resto de boa semana.
    Gostei do texto sobre os talentos, é uma passagem muito rica e nos dá uma grande lição.
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão Antonio. Que bom que gostou do texto.
      Boa semana para você também.
      Paz amigo!

      Excluir
  9. Devemos multiplicar os nossos talentos, assim quando formos cobrados por eles estaremos certos de que demos o nosso melhor.

    Meu Blog: Nosso Foco Tv

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi William.
      Amém! Que multipliquemos nossos talentos com perseverança. Pois conforme o comentário da amiga “nas coisas espirituais, não há aposentadoria; precisamos exercitar nossos dons até o Senhor voltar.”
      Forte abraço!

      Excluir
  10. A parábola dos talentos ,nos leva sempre a se preocupar se estamos fazendo uso conforme a vontade do Senhor..
    Gostei da sua reflexão.
    Deixo meu carinho.
    http://ladymaregina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Lady, pois queremos estar sempre no centro da vontade de Deus.
      Beijos querida amiga!

      Excluir
  11. Oi Neiva, como estás? Belo e edificante reflexão sobre os talentos, que precisamos sempre lembra para não enterrar nossos talentos. Um final de semana na presença do Senhor Jesus. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nal, tudo bem sim. É verdade amiga, devemos é negociar nossos talentos.
      Lindo domingo para você. Bjs!

      Excluir
  12. Graça e paz irmã para você e sua casa. Não foi à-toa que Jesus nosso Rei falou que devemos orar sempre e nunca desfalecer. Porque de fato podemos ter grandes talentos, ou pequenos porém precisamos muito da inspiração, inteligência e sabedoria para multiplica-los e isso só buscando de Deus em sua palavra e com orações. Como a bíblia diz " O sábio sabe o tempo e o modo". Gostei da conjectura, sobre os possíveis problemas que o paralisaram na missão da multiplicação. São bem parecidos com os problemas que se vê com relação a evangelização na vida de muitos cristãos que deixam o talento em casa. Ou seja só falam de Jesus na igreja. E para quem já conhece Cristo muitas vezes até mais que os mesmos. O medo a vergonha e fraqueza os impedem de sofrer como um bom servo as aflições dos justos, as criticas, perseguições dos incrédulos os paralisam. Se fosse nos dias de hoje este servo negligente poderia ter escondido o talento para não ser chamado de "babão" como é o costume de muitos funcionários quando vêem alguém se esforçando para dar o melhor. Que Deus dê a estes servos a ousadia necessária para cumprirem suas missões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz irmão Janilson
      Muito boa sua colocação amigo.
      Que Jesus continue abençoando você e sua família.

      Excluir
  13. Sou mulher

    Ivone Boechat


    Sou mulher,
    com as aflições e a inspiração do poeta,
    o esplendor e a serenidade das mães!

    Sou uma canção de ninar,
    experimentadora dos sabores do tempo,
    estrela da constelação familiar!

    Sou letra e música da canção
    do mais puro sentimento
    que a mulher é capaz de cultivar!

    Sou feita síntese do segredo de amar,
    tenho fases minguante e cheia,
    assim como o luar!

    Publicado na 3ª.edição do livro Amanhecer de 2004 RJ

    ResponderExcluir

Quero agradecer a todos os amigos e irmãos pelos comentários, que seja tudo para a glória de nosso Maravilhoso Deus e para edificação dos leitores.
“Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.” 2 Pedro 1.2

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...